OS
CARBOIDRATOS
Os carboidratos são as moléculas mais abundantes da Terra. A cada ano, a fotossíntese converte mais de 100 bilhões de toneladas de CO2 e H20 em celulose e outros produtos vegetais. Os carboidratos insolúveis podem exercer diferentes funções aos organismos vivos, como estrutural (componente da parede celular vegetal, bacteriana e tecidos conjuntivos de animais), lubrificante de articulação esquelética, reconhecimento e coesão entre células, sinalizadores moleculares (glicoconjugados), dentre outras funções.
DEFINIÇÃO
Estruturalmente podem ser definidos como poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas cícilos. Apresentam fórmula molecular geral (CH2O)m, podendo ter ou não N, P e S, em sua composição. Estão divididos em três classes, de acordo com o tamanho em: monossacarídeos e oligossacarídeos (incluem: dissacarídeos e polissacarídeos). Os monossacarídeos, ou açúcares simples são formados por uma unidade de poliidroxialdeído ou poliidroxicetona. Os oligossacarídeos são formados por cadeias curtas de unidades de monossacarídeos, unidas entre si por uma ligação denominada de glicosídica, sendo os mais abundantes os dissacarídeos (duas unidades de açúcares) como a sacarose (D-glicose; D-Frutose). Os mono- e dissa- tem terminasão ose. Os oligossacarídeos com três ou mais unidades de açúcares estão complexados em estruturas de forma não livre). Já os polissacarídeos são formados por 20 ou mais unidades de açúcares. Unidades iguais ou diferentes, ramificadas ou não, com celulose, amido,.
OS MONOSSACARÍDEOS
São aldeído (Aldoses) ou cetonas (Cetose) contendo um ou mais grupos de Hidroxilas (OH), ligados a cadeia carbônica (com 3 ou 7 carbonos). Os mono- são compostos incolores, sólidos cristalinos, naturalmente solúveis em água, insolúveis em solvente apolar. Alguns possuem sabor adocicado. Sua estrutura básica química aberta é formada por cadeia carbônica não ramificada, com grupos hidroxila e carbonila ligados ao carbono 1 (aldose) ou 2 ( cetose) . Os mais simples (3 carbonos) são as trioses (aldotriose- gliceraldeído e cetotriose-diidroxicetona). Os monossacarídeos tem, como nomenclatura.
Cadeia aberta sem os
grupos funcionais
3
carbonos: triose
4
carbonos: tetrose
5
carbonos: pentoses
6
carbonos: hexoses
7
carbonos: heptoses
Cadeia aberta com os
grupos funcionais ( ex.Aldeído.)
3 carbonos: aldotriose
4
carbonos: aldotetrose
5
carbonos: aldopentoses
6
carbonos: aldohexoses
7
carbonos: aldoheptoses
Cadeia fechada
Furanose
Piranose