quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Bioquímica- Aula 05 - Os nucleotídeos

Os nucleotídeos

Sumário 

     1- As bases nitrogenadas (característica, as bases, agrupamento, outras bases, AMP, GMP, TMP, CMP, características químicas, ph, solubilidade, conformação, complementariedade através das pontes de H);  
2- As pentoses (duas espécies: 2- desoxi – D- ribose e a D ribose, ou desoxirribonucleotidoe, e a ribonucleotideo, açúcar, diferença da oxidação carbono 2)
3- O Grupo fosfato (liga os nucleotídeos, ligação fosfodiesteres, polaridade 5´-3 linha)

Introdução 

Os nucleotídeos são formados por três componentes característicos: bases nitrogenadas, um grupo pentose e um fosfato. Além do seu papel como subunidades dos ácidos nucléicos, os nucleotídeos possuem uma variedade de outras funções em casa célula: como transportadores de energia, componentes de co-fatores enzimáticos e mensageiros químicos. A molécula sem o grupo fosfato é denominada nucleosídeo.

As bases nitrogenadas 

As bases nitrogenadas são derivadas de dois compostos parentais, pirimidina e purina. Tanto as bases como as pentoses são compostos heterocíclico. As bases unem-se covalentemente por meio de uma ligação N-B- Glicosídica, ao carbono -1’ da pentose. Existem 5 tipos de bases nitrogenadas: Adenina(A), guanina (G), Citosina (C), Timina (T) e Uracila (U). Figura (1); As bases nitrogenadas são agrupadas de acordo com seus compostos parentais como mostra a figura.

As purinas: Adenina e guanina
As pirimidinas: Citosina, Timina e Uracila 



Alguns dos nomes comuns destas bases refletem as circunstâncias de sua descoberta. A guanina, por exemplo, foi isolada primeiramente do guano (esterco de pássaro), e a timina, isolada do tecido do timo. Embora os nucleotídeos contendo as principais purinas e pirimidina sejam mais comuns, tanto o DNA quanto o RNA possuem também algumas bases minoritárias. No DNA a mais comum destas formas são formas metiladas das bases principais. Bases alteradas ou não usuais nas moléculas do DNA frequentemente possuem papéis na regulação ou proteção da informação genética. Bases minoritárias de muitos tipos são também encontradas nos RNAs, especialmente no tRNA.Essas bases são conhecidas como nucleosídeos com e sem fosfatos: Encontradas tanto nas desoxirribonucléicos


As purinas e pirimidinas livres são compostos fracamente básicos. Elas possuem uma variedade de propriedades químicas que afetam a estrutura e a função dos ácidos nucléicos. Umas destas propriedades das bases presentes no DNA e RNA são: a distribuição eletrônica e a capacidade de absorção da luz, propriedades está que possibilitam o estudo destas moléculas na estrutura. Percebeu que as pirimidinas são moléculas planas enquanto as purinas quase planas. As purinas e pirimidinas são hidrofóbicas e relativamente insolúveis em água e pH próximo à neutralidade da célula. Ao modificar o pH do meio, a solubilidade tente aumentar ou diminuir. A partir do estudo de solubilidade percebeu que algumas bases complementavam outras através de interações de pontes de Hidrogênio. 

As pentoses 

Os ácidos nucleicos possuem duas espécies de pentose. As unidades 2 – desoxi- D- ribose  e presentes no DNA ( desoxirribonucleotídicas) e as unidades D-ribose presentes no RNA ( ribonucleotídeos). Ambos os tipos de pentoses são beta furanosídicas. Observe que a diferença está na presença do carbono 2 da furanose. A desoxi irá sofre oxidação, apresentando a perda do oxigênio, ao contrário da Ribose, onde essa oxidação não ocorrerá. 


O grupo Fosfato

O grupo fosfato liga covalentemente os nucleotídeos tanto do DNA como RNA. As ligações fosfodiésteres possuem a mesma orientação ao longo da cadeia, conferindo a cada fita linear do ácido nucleico uma polaridade especifica e distinta nas extremidades 5’ e 3’. Por conversão, a estrutura        de uma fita simples de ácido nucleico é sempre escrita com a extremidade 5’ na esquerda a extremidade 3’ na direita. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário