sábado, 2 de junho de 2018

02 Pensamentos livres : quanto tempo o tempo tem!.


Nós nos dividimos por toda parte. dividimos a nível celular, dividimos a nível cromossomal, dividimos em todos os níveis. Contudo, a forma mais singular de divisão, foi dada com a geração de um novo ser. a partir do processo conhecido como fecundação. Reproduzirmos, uma cópia a cada instante. o mundo então foi sendo contruido por cópias, misturas mescladas entre duas divisões. as cópias então, dão continuidade a mais divisões. cada cópia leva consigo o passado (contido no DNA), o presente ( mistura de passados).e futuro. futuro é algo criado pelas cópias, a fim de estender o presente (agora). uma projeção da mente, ligada a mesma região cerébral que comanda a fé, simbolismo, religião e crenças. futuro, então é um elemento dimensional, que expande o espaço tempo.


salomão, 02/06/2018

Botanica 02- As espermatófitas ( parte I)

Resultado de imagem para folhas

1- Características

Apresentam grande diversidade, em tamanho, forma e aspecto fisiológico, apesar desta grande diversidade, para estudos fisiologista,utiliza-se um organismo modelo, que são representações úteis para todos os vegetais. Além destas existem outras características, resumidas em:
  • São produtores primários da Terra;
  • Não são organismos móveis, exceção para certa células reprodutivas;
  • São fotossintetizantes, apresentam estrutura reforçada, mecanismos de transporte de água, sais minerais e nutrientes.


2- A Estrutura 



Todas as espermatófitas  são formadas por folha (fotossíntese), caule (sustentação) e raiz (absorção). Há duas categorias de espermatófita: gimnospermas e angiospermas.  Em termos celulares, todos os vegetais apresentam uma parede celular rígida. A parede é formada por dois tipos: primária e secundária. A primeira é fina, caracterizada por células jovens e em crescimento, a segunda são mais espessas e resistentes que a primária, formada por depósitos de lignina, e apresentam pares de pontoações. A lignificação proporcionou um reforço no crescimento vertical acima do solo, ao contrário das briófitas, musgos e hepáticas, que são incapazes de crescerem mais que poucos centímetros, justamente pela ausência de lignificação. 


Resultado de imagem para parede celular vegetal microscopia varredura























Em termos embriológicos, o 

Resultado de imagem para crescimento primário e secundario plantacrescimento vegetal pode ser compreendido através da divisão de células específicas, chamadas meristemas. As células meristemáticas concentram-se em regiões específicas. Na planta jovem, os meristemas mais ativos são conhecidos como meristemas apicais; eles estão localizados no caule e raiz; nós ( gemas axilares - crescimento ramos laterias), nos periciclos ( zona de alongamento - crescimento das raízes laterias). Existem duas fases de crescimento: primário e secundário. O crescimento primário resulta na atividade dos meristemas apicais, nos quais a divisão é seguida pela expansão celular, por alongamento, resultando na polaridade axial ( do ápice para base). Concluído o crescimento primário, tem início ao secundário, que é marcado pelo surgimento do câmbio vascular e felogênio. O câmbio origina o xilema e floema secundário, e felogênio a periderme ( formada por células do súber). 

Resultado de imagem para crescimento primário e secundario planta


O corpo da planta é formado por três sistemas de tecidos principais; o dérmico ( células da epiderme), fundamental ( células do parênquima, colênquima e esclerênquima) e vascular ( xilema e floema). 

(a) Tecido dérmico e fundamental

Resultado de imagem para celula epiderme vegetal

Resultado de imagem para colênquima e esclerênquima