1- Características
Apresentam grande diversidade, em tamanho, forma e aspecto fisiológico, apesar desta grande diversidade, para estudos fisiologista,utiliza-se um organismo modelo, que são representações úteis para todos os vegetais. Além destas existem outras características, resumidas em:
- São produtores primários da Terra;
- Não são organismos móveis, exceção para certa células reprodutivas;
- São fotossintetizantes, apresentam estrutura reforçada, mecanismos de transporte de água, sais minerais e nutrientes.
2- A Estrutura
Todas as espermatófitas são formadas por folha (fotossíntese), caule (sustentação) e raiz (absorção). Há duas categorias de espermatófita: gimnospermas e angiospermas. Em termos celulares, todos os vegetais apresentam uma parede celular rígida. A parede é formada por dois tipos: primária e secundária. A primeira é fina, caracterizada por células jovens e em crescimento, a segunda são mais espessas e resistentes que a primária, formada por depósitos de lignina, e apresentam pares de pontoações. A lignificação proporcionou um reforço no crescimento vertical acima do solo, ao contrário das briófitas, musgos e hepáticas, que são incapazes de crescerem mais que poucos centímetros, justamente pela ausência de lignificação.
crescimento vegetal pode ser compreendido através da divisão de células específicas, chamadas meristemas. As células meristemáticas concentram-se em regiões específicas. Na planta jovem, os meristemas mais ativos são conhecidos como meristemas apicais; eles estão localizados no caule e raiz; nós ( gemas axilares - crescimento ramos laterias), nos periciclos ( zona de alongamento - crescimento das raízes laterias). Existem duas fases de crescimento: primário e secundário. O crescimento primário resulta na atividade dos meristemas apicais, nos quais a divisão é seguida pela expansão celular, por alongamento, resultando na polaridade axial ( do ápice para base). Concluído o crescimento primário, tem início ao secundário, que é marcado pelo surgimento do câmbio vascular e felogênio. O câmbio origina o xilema e floema secundário, e felogênio a periderme ( formada por células do súber).
O corpo da planta é formado por três sistemas de tecidos principais; o dérmico ( células da epiderme), fundamental ( células do parênquima, colênquima e esclerênquima) e vascular ( xilema e floema).
(a) Tecido dérmico e fundamental
Nenhum comentário:
Postar um comentário