domingo, 19 de janeiro de 2014

Enfermagem - Aula 02 - História da Saúde Brasileira

Evolução Histórica da organização do sistema de saúde no      Brasil e a construção do sistema único de saúde.

A seguridade social é dividido em: previdência social, assistência social e saúde. A previdência dar-se-á na garantia de cobertura decorrente de doença, invalidez, velhice, desemprego, morte, proteção a maternidade. Assistência social, benefícios a pessoas hipossuficientes, que nao contribuirem ao INSS, por apresenta baixa renda familiar.A saúde pretende oferecer uma política economica e social destinada a reduzir riscos de doenças e outros agravos, proporcionando ações e serviços para a proteção e recuperação da saúde coletiva e individual.

BRASIL REPÚBLICA
1808 – chegada da família real ao brasil – criação da Escola de Medicina e Cirurgia da Bahia.
1924 – Constituição de 24 cria as câmaras Municipais de saúde para assumirem as questões de higiene pública.
1849 – criação da comissão central de saúde pública – combater à febre amarela
1899 – Peste bubônica

SÉCULO XX
No começo do século XX a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade matindo pela Igreja. Somente a partir dos anos oitenta, mudanças econômicas e políticas ocorridas no pais, passaram a exigir a substituição do modelo médico-assistencial privatista por um outro modelo de atenção à saúde.
1903 – Oswaldo Cruz de Souza assume a saúde pública. Criação do Departamento Nacional de Saúde Pública, pesquisas na área da saúde,
1904 – Revolta da vacina. – Contra a vacina obrigatória - 
1918 – Criação da liga Pró-Saneamento do Brasil, por intelectuais qe se opunham ao sistema de vigilância sanitária que excluía o homem do campo. Inicio ao movimento sanitarista no Brasil.
1920 – Criação do DNSP – Departamento Nacional de saúde Pública, em substituição à direitoria geral de saúde pública. Enfermeiros visitadores.
1924 – coluna preste – 26 – apliação da higiene pré natal, 27 – visita de doentes.
1930 – Getúlio Vargas- IAPM com os IAPS, os trabalhadores irão discontar uma porcentagem mínima do seu salário para depois ter direito a assistência ‘ – vídeo (3:06)
1943 - Criação da CLT – Garantia das Leis do Trabalho – Garante assistência médica, licença remuneração.
1960 – Surgimento de Hospitais próprios da medicina de grupos, envolvendo tanto os grupos médicos quanto as cooperativas.
1961 -  Criação do Ministério da saúde – fortalecer ações públicas,  por getúlio Vargas, unidade administrativa da ação sanitária direta do governo federal
1964 – Era militar – Tomada da presidência – Ditadura – saúde pública x privada
1968 – criação do INPS ( união dos IAPS, ), assistência médica previdênciária e prestadora de serviço pelos institutos, caixa, aposentados, serviço do setor privado. Juntando a concentração da contribuição de todos os institutos. Alguns fundos são destinados a iniciativa privada a construção de hospitais que atendam a população e construçoes de hidrelétrica de itaipu. Estes Hospitais atenderam aos trabalhadores inscritos na previdência social. Veja que a assitência até então restrita aos contribuintes, contudo, um pouco mais tarde, o benefício foi estendido aos trabalhadores rurais.
1970 – reestruturação do Ministério da Súde. Criação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária: responsável pelo controle sanitário dos portos, aeroportos, fronteiras, medicamentos, alimentos, saneamento, cosméticos, produtos higiênicos.
1975 – Através da lei 6.229, cria-se o Sistema Nacional de Saúde –
1977 – Criação através da lei 6439/77 cria-se o SINPAS – Sistema Nacional da Previdência e Assistência Social que passa a reunir todos os órgãoes de assistencia médica INAMPS – Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social para atender exclusivamente as pessoas que possuíam carteira de trabalho  e a administração finânceira passa a ser feita pelo IAPAS.
1979 – criação do PIASS – Programa de interiozação das ações de saúde e saneamento a partir de alguns projetos pilotos medicina comunitário.
1980 – Programa Nacional de Serviços Básicos de Saúde –PREVSAÚDE. Patrocinado pelo ministério da saúde e previdência social com o objetivo de de universalização dos cuidados primários de saúde em todo o território nacional. Movimentos populares dos trabalhadores. 
1983 – implantou a AIS – Ações Integradas de Saúde – modelo de co-gestão – desconcentração e universalização da saúde. 1983 -1984 o Brasil vive um movimento conhecido como direta já. um movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas no Brasil . em janeiro do ano seguinte quando Tancredo Neves foi eleito presidente pelo Colégio Eleitoral. Falência da previdência INAMPS. O INAMPS não trazia um equilíbrio financeiro.
1986 – No 8 congresso nacional da saúde, cria-se o SUDS – Sistema Unificado e Descentralizado de Sáude que desconcentrou as atividades realizadas pelo INAMPS para as secretarias estaduais de saude. 
1988 – CF cria o sistema único de saúde- SUS – regulamentado em 1990 pelas leis 8080/90 e 8142/90. Serve como direito. Universal, para ricos e pobres, integrado,
1993- Fim do INAMPS – sendo sua função, atribuição e atividade transferidas para os SUS Federais, Estaduais e Municipais

Nenhum comentário:

Postar um comentário