terça-feira, 31 de março de 2015

Estatística - Aula 01 - Definições importantes

Definições importantes

1 - Grau de Liberdade: São números de determinação independentes entre si.  Por exemplo,  imagine quatro valores numéricos em que a média entre eles seja 10. Se a média é 10. E x1 for 9, x2 =15, x3= 10, o número x4, será a variável dependente (obrigatoriamente 6) para estes valores escolhidos aleatoriamente.  

2 - A regressão usa-se quando há correlação entre os tratamentos ( interação entre eles)

3 - Experimento: É um trabalho previamente planejado que segue  princípios básicos e faz comparação dos efeitos entre os tratamento. Em um experimento, formulamos a hipótese, que é aceita ou rejeitada em decorrência dos dados apresentados. As hipóteses são testadas por métodos de analise estatístico no intuito de desenvolver uma teoria. O teste ocorre por consequência dos dados, sendo estes formados por fatores controlados e não - controlados. O segundo fator causa variação no efeito de um tratamento. Esse efeito, pode ser uma pequena diferença na fertilidade do solo, ou uma ligeira variação da profundidade de semeadura entre outros. O conjunto dos efeitos de fatores não controlados é denominado variação do acaso ou variação aleatória. Visando tornar mínima a variação ao acaso, o experimento deve ser planejado no intuito de isolar os efeitos dos fatores que podem ser controlados, sendo assim, diminuído o efeito dos fatores não controlados.  Para isso, utiliza-se de técnicas que minimize a variação aleatória.  


4 - Tratamento: Designa o método, elemento, material cujo efeito deseja-se medir. Ex: variedade de cana, recipiente para produção de muda.

5 - Unidade experimental ou parcela: Como o nome sugere, é a unidade onde encontra-se o tratamento, Esta unidade pode ser um  um objeto, local, organismo, entre outros. Ex. uma planta ou conjunto de plantas, uma área de terreno com planta, um vaso com planta, uma placa de petri com meio de cultura, uma amostra de solo, um lote de semente.

6 - Delineamento experimental: como os tratamentos serão distribuídos nas parcelas. DIC e DBC.


7 - População (N) e amostra (n): O primeiro refere-se ao conjunto dos dados possíveis com relação à característica de estudo. População do estado de são Paulo. Amostra é a parte representativa da população. Pessoas do sexo Masculino do estado de são Paulo. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário