terça-feira, 3 de março de 2015

Química - Aula 02 - ESTRUTURA ATÔMICA




Para quem almeja um mestrado na área de química, segue o resumo do assunto - ESTRUTURA ATÔMICA. Bons estudos

       Dalton  afirmou que os átomos de cada elemento possuíam massa característica e que há uma relação entre as massas observada nas reações químicas. Contudo sua teoria não explicava as leis ponderais a nível atômico. Desta forma, foram necessários novos estudos para unir o quebra cabeça, a nível atômico, a fim de elucidar a estrutura atômica. Faraday propôs que a matéria poderia ser constituída por eletricidade. Com essa informação, Séculos mais tarde, os físicos começaram a estudar a natureza elétrica em tubos de descarga em gás.Constatou que: quando aplicada uma diferença de potencial, entre dois eletrodos, o tudo permanecera iluminado, cessando somente, quando todo gás contido nele fosse removido. 
     A descarga elétrica originava-se do eletrodo negativo (ânodo) em direção ao positivo (cátodo) ficou conhecido como raio catódico. Observou que os raios catódicos apresentavam uma direção retilíneo curvam-se apenas na presença de um campo magnético ou elétrico.  Concluiu que os raios catódicos são formados por : partículas energéticas, carregadas, negativamente, constitui toda substância, parte das partículas fundamentais, chamadas de elétrons. Porém, a descoberta quantitativa do elétron foi feita por Thompson, usando um tubo de raios catódicos para medir a razão entre a carga e a massa do elétron, de acordo intensidade dos campos elétricos e magnéticos, a partir das de-flexões sofridas pelo raio catódico. Por sua vez, em um experimento elegante, Milikan conseguiu calcular a carga do elétrons. 



Em seguida, uma busca pela carga positiva teve início. A pesquisa pelas partículas positivas foi possível graças à utilização do tubo de descargas de gases com cátodos perfurados. Constatou que íons positivos passavam através dos orifícios no cátodo, aparecendo como raios canais por detrás do eletrodo visto pelo auxilio de uma substância fluorescente posta atrás do tubo. Para calcular a razão massa carga da partícula positiva, criou-se o instrumento conhecido como espectrômetro de massa. Para este fim, uma partícula ionizada é acelerada e defletido em um campo magnético. O grau de curvatura do íon era calculado, o que determinava a razão massa-carga da partícula positiva. A partir deste experimento, pode notar que: · Os íons positivos sempre tem massa maior que a dos elétrons · A razão dependerá da natureza do gás · O número de prótons é chamado de número atômico. 

SURGIMENTO DA RADIOATIVIDADE 

 Alguns elementos são instáveis naturalmente, emitindo partículas nucleares. Estes elementos, conhecidos com radioativos, emitem três tipos de partículas: alfa, beta e gama. O conhecimento sobre a radioatividade foi posto a serviço do experimento de Rutherford. Em seu experimento, bombardeou uma finíssima lâmina de ouro com partículas alfas, emitida pelo elemento radioativo polônio. A partir dos resultados do espalhamento das partículas alfa sofriam ao atravessar a lâmina de ouro foi que: o átomo é formado por um núcleo positivo, muito pequeno e extremamente denso. Mais tarde, Chadwick descobre o nêutron, partícula não carregada, altamente energética. Resumidamente: Um átomo é composto de um núcleo denso que contém prótons e nêutrons. Essas partículas fornecem, aproximadamente, toda a massa do átomo, que estão distribuídas por todo volume restante do átomo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário